segunda-feira, 25 de abril de 2016

JORNAL EL PAIS DESTACA TRABALHO DO MAESTRO BEMBEM DANTAS NA FILARMÔNICA DE CRUZETA


Com o título “No Brasil a música é um verdadeiro instrumento contra a pobreza”, o famoso jornal internacional “El Pais”, destaca o trabalho que o maestro Humberto Dantas (Bembem) realiza com os jovens talentos da Filarmônica de Cruzeta. A matéria chega a citar que em uma das áreas mais pobres do país, uma orquestra filarmônica gera R$ 2 milhões por ano em salários e outras receitas. A matéria é assinada pela jornalista Mariana Kaipper Ceratti.

“Todos os dias às 7 da noite uma casa unifamiliar no centro da cidade é invadida pelos acordes executados por 60 jovens músicos. Com vocês, senhoras e senhores, a Orquestra Filarmônica de Cruzeta, que não só conseguiu satisfazer a vocação artística dos jovens locais, mas que além disso tem sido um fator-chave para reduzir a pobreza deste município de 8.000 habitantes, localizado em uma das zonas mais empobrecidas do Brasil. Em um dia típico, a orquestra faz uma incursão pelas obras mais conhecias da música brasileira: desde forrós autênticos do compositor Luiz Gonzaga ao pop-rock de hoje. O repertório é dançante, mas executado com o rigor e a técnica próprios de uma orquestra”, diz um dos trechos da reportagem.

Acima de tudo, a iniciativa provou que a música pode ser uma forma digna de se ganhar a vida. “Hoje em dia movimentamos 2 milhões de reais por ano entre cachês por apresentações e salários de nossos músicos. Investir em música é gerar ingressos e desenvolvimento”, diz seu diretor, Humberto Carlos Dantas, o ‘Bembem’, um músico autodidata que dirige o grupo desde 1988, quando tinha apenas 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário