sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

PESCADORES CAPTURAM TUBARÃO NA PRAIA DE CABO BRANCO, NA ORLA DE JOÃO PESSOA

tubarao em joão pesssoa

Do Correio da Paraíba – Pescadores capturaram um tubarão na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, na manhã desta quinta-feira (7). De acordo testemunhas, o tubarão-lixa mede cerca de um metro e meio e seria um adulto.

O animal foi encontrado longe de onde os banhistas ficam, mas dezenas de pessoas estavam na calçada e ficaram assustadas quando se deram conta de que um tubarão havia sido capturado.

Segundo o secretário do Meio Ambiente do Estado, Fabiano Lucena, o Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para localizar os pescadores e fazer o levantamento das circunstâncias da pesca.

“Pelas características da pesca, através das imagens que recebi via WhatsApp, trata-se de uma pesca predatória e isso é crime. Entretanto, tudo será analisado e ainda é cedo para afirmar se houve crime na pescaria”, avisou Fabiano Lucena.

De acordo com o major Tibério Leite, comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar da Paraíba, uma equipe da ambiental foi à praia do Cabo Branco para pegar detalhes da pesca do animal. “Uma guarnição foi até Cabo Branco com o objetivo de encontrar os pescadores para saber como foi a pesca do animal”, disse.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classifica a espécie como vulnerável. Os lixas são ameaçados pela caça e captura excessiva, bem como degradação de habitat por poluição. O tubarão-lixa é consumido por pescadores, que incidental ou ativamente capturam a espécie em razão da pesca costeira, pesca submarina e captura para o comércio ornamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário